terça-feira, 13 de novembro de 2012

NOÇÕES DE EMBRIOLOGIA GERAL E HUMANA



NOÇÕES DE EMBRIOLOGIA ANIMAL

OS GAMETAS  OU CÉLULAS SEXUAIS DOS ANIMAIS

O espermatozoide é a célula reprodutiva de todos os animais machos
Os espermatozoides são gametas masculinos produzidos durante aespermatogênese que ocorre nos testículos. Células leves e móveis, osespermatozoides se desenvolvem a partir das espermátides e se movimentam em direção ao óvulo com uma velocidade de 1mm/min a 4mm/min em média. Osespermatozoides são dotados de cabeça, colo ou peça intermediária, ecauda ou flagelo.
A cabeça do espermatozoide tem forma oval e é quase totalmente ocupada pelo núcleo, composto de cromossomos paternos. Na parte superior da cabeça há o acrossoma, oriundo da junção de vesículas do aparelho de Golgi e que consiste em uma bolsa cheia de enzimas com a função de facilitar a penetração do espermatozoide no óvulo durante a fecundação.
O colo, também chamado de peça intermediária, contém mitocôndrias que produzem o trifosfato de adenosina (ATP), essencial para o movimento dos flagelos. Já a cauda ou flagelo desenvolve-se a partir do centríolo e tem a função de impulsionar o espermatozoide pelo aparelho reprodutor feminino.
Os espermatozoides ficam mergulhados em um fluido produzido pelas glândulas seminais e pela próstata. Esse fluido é nutritivo para os espermatozoides e é expulso do corpo no momento da ejaculação. Uma vez no sistema reprodutor feminino, os espermatozoides conseguem fecundar um óvulo no período de 48 a 72h.


Tipos de óvulos e a distribuição de vitelo

A classificação dos óvulos nos organismos animais varia de acordo com a quantidade e a distribuição de vitelo (substância de reserva energética) presente em seu interior, implicando no padrão de segmentação (ou clivagem) da célula ovo ou zigoto.

Quanto maior a quantidade de vitelo, menor é a velocidade do processo de segmentação;
Quanto menor a quantidade de vitelo, maior a velocidade do processo de segmentação. 

DESSA FORMA, OS ÓVULOS SÃO AGRUPADOS EM QUATRO TIPOS DISTINTOS:

Isolécito (oligolécito, alécito ou homolécito)
óvulos com baixa quantidade de vitelo, dispersos homogeneamente no citoplasma da célula. 
- Tipo de segmentação: holoblástica igual. 
- Exemplo: equinidermos, espongiários, protocordados e mamíferos.

Heterolécito (mediolécito ou miolécito) óvulos com muito vitelo dispersos pela célula, formando uma região distinguindo o pólo animal (com pouco vitelo, contendo o núcleo) e o pólo vegetativo (concentrada em vitelo).
- Tipo de segmentação: holoblástica desigual, formando após divisão, dois tipos de células com tamanhos diferenciados (os micrômeros e os macrômeros). 
- Exemplo: moluscos, platelmintos, anelídeos, anfíbios e alguns peixes.

Telolécito (megalécito) óvulos maiores, contendo muito vitelo disperso na célula. O núcleo fica localizado em uma região delimitada por uma cicatrícula que separa o pólo animal do vegetal.
- Tipo de segmentação: Meroblástica discoidal.
- Exemplo: répteis, aves e alguns peixes. 

Centrolécito  óvulo com vitelo concentrado na região central juntamente ao núcleo. O vitelo nesse tipo de célula não se divide, porém o núcleo passa por diversas divisões com posterior migração para a periferia.
- Tipo de segmentação: Meroblástica superficial. 
- Exemplo: artrópodes.

RESUMINDO



A FERTILIZAÇÃO OU FECUNDAÇÃO 


Dos aproximadamente 300 milhões de espermatozóides eliminados na ejaculação, apenas cerca de 200 atingem a tuba uterina, e só um fecunda o ovócito II.

      

Quando liberado do ovário, o ovócito encontra-se envolto na zona pelúcida, formada por uma rede de filamentos glicoprotéicos. Externamente a zona pelúcida há a corona radiata, formadas por células foliculares (células derivadas do ovário).


Na fecundação, o espermatozóide passa pela corona radiata e ao atingir a zona pelúcida sofre alterações formando a membrana de fecundação, que impede a penetração de outros espermatozóides no ovócito.
Ao mesmo tempo, há finalização da meiose dando origem ao óvulo e formando-se o segundo corpúsculo polar.
               

Na fecundação, o espermatozóide fornece para o zigoto o núcleo e o centríolo. As mitocôndrias dos espermatozóides desintegram-se no citoplasma do óvulo. Assim, todas as mitocôndrias do corpo do novo indivíduo são de origem materna.
Hoje se sabe que há muitas doenças causadas por mutações no DNA mitocondrial e que elas são transmitidas diretamente das mães para seus descendentes. Além disso, a análise do DNA mitocondrial tem sido usada em testes de maternidade para verificar quem é a mãe de uma criança.
O núcleo haplóide do óvulo e o núcleo do espermatozóide recebem, respectivamente, os nomes pró-núcleo feminino e pró-núcleo masculino. Com a união desses núcleos (anfimixia), temos a formação da célula-ovo ou zigoto e o início do desenvolvimento embrionário.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/embriologia/reproducao6.php



CURIOSIDADE

 O QUE É HCG OU GONADOTROFINA CORIÔNICA

HCG (sigla em inglês para Gonadotrofina Coriónica Humana) também é o nome no Brasil do exame para detectar a gravidez.
O embrião, quando atinge o útero, produz um hormônio chamado Hormônio Coriônico Gonadotrófico (HCG). Esse hormônio “manda" o ovário produzir estrogênio e a progesterona.
Esse estrogênio e progesterona chegam à hipófise, "avisando" a hipófise de que a mulher está grávida.
Nesse caso, a hipófise para de produzir os hormônios que iriam estimular o ovário para a ovulação, suspendendo, assim, o ciclo menstrual.
Quando uma mulher está grávida, é o exame desse hormônio que dá certeza da gravidez. Esses exames costumam dar positivo no primeiro dia de falha da menstruação.
 Dr. Sérgio dos Passos Ramos

SEGMENTAÇÕES OU CLIVAGENS OU DIVISÕES CELULARES

As divisões que ocorrem durante a segmentação denominam-se clivagens, e as células que se formam são chamadas blastômeros.
No Reino Animal, a diferença na quantidade e na distribuição do vitelo no ovo determina diferenças na segmentação, menor a velocidade de divisão. Em função disso, podemos considerar dois tipos básicos de segmentação:
  • holoblástica ou total que ocorre no zigoto todo;

  • meroblástica ou parcial, que ocorre só em parte do ovo. 

Segmentação holoblástica

A segmentação holoblástica ocorre nos alécitos, nos isolécitos (ou oligolécitos) e nos heterolécitos, e pode ser subdividida em três tipos, com base no tamanho das células que se formam a partir da terceira clivagem (quando muda o plano de divisão celular):
  • holoblástica igual, na qual se formam, com a terceira clivagem, oito blastômeros iguais; ocorre nos ovos alécitos e em alguns oligolécitos; 

  • holoblástica desigual, na qual se formam, com a terceira clivagem, blastômeros de tamanhos diferentes (quatro menores: micrômeros; e quatro maiores: macrômeros); Ocorre em todos os ovos heterolécitos e em alguns oligolécitos; 

  • holoblásticas subigual, um tipo de segmentação desigual em que os blastômeros não diferem muito entre si quanto ao tamanho, ocorre em alguns ovos isolécitos.

Segmentação meroblástica

Devido à diferença na distribuição do vitelo, existem dois tipos básicos de segmentação meroblástica: a discoidal e a superficial.
Na segmentação meroblástica discoidal, as divisões ocorrem apenas na região da cicatrícula (região da célula sem vitelo), formando-se um disco de células sobre a massa do vitelo. Esse tipo de segmentação ocorre nos ovos telolécitos.



A segmentação meroblástica superficial ocorre nos ovos centrolécitos. As células embrionárias ficam dispostas na superfície do ovo.

Obs: o ovo acima é CENTROLÉCITO, e não telolécito como está escrito.

RESUMINDO
Fases da segmentação

Embora existam diferentes tipos de segmentação, eles normalmente se realizam segundo duas fases:

  • mórula, em que se forma um maciço celular com poucas células;
  • blástula, em que é aumentado o número de células e se forma uma cavidade interna cheia de líquido.
A cavidade central que se observa na blástula recebe o nome de blastocele (cele = cavidade) e é cheia de líquido sintetizado pelas células que formam os seus limites.
Nos ovos isolécitos e nos heterolécitos a blastocele é bem desenvolvida.
Na blástula originada da segmentação de ovos telolécitos, não se observa a verdadeira blastocele (cele = cavidade) e é cheia de líquido sintetizado pelas células que formam os seus limites.

Na gastrulação, diferenciam-se os folhetos germinativos ou embrionários, que darão origem a todos os tecidos e órgãos. Esses folhetos são: ectoderma (o mais externo), mesoderma (o intermediário) e endoderma (o mais interno).

Organogênese em anfioxo
A terceira fase do desenvolvimento embrionário é a organogênese, que se caracteriza pela diferenciação de órgãos a partir dos folhetos embrionários formados na gastrulação. O esquema seguinte representa a fase inicial da organogênese: a neurulação. Após a neurulação, os folhetos embrionários, continuam a se diferenciar, originando os tecidos especializados do adulto.

Do ectoderma diferencia-se o tubo neural, que apresenta no seu interior o canal neural. O endoderma dá origem ao tubo digestório. O mesoderma dá origem aos somitos e à notocorda. Os somitos são blocos celulares dispostos lateralmente no dorso do embrião, e a notocorda é uma estrutura maciça localizada logo abaixo do tubo neural.

Animais cordados (vertebrados) – possuem notocorda, tubo neural dorsal, fendas branquiais e cauda, pelo menos enquanto embriões.

EMBRIOLOGIA HUMANA
Desenvolvimento Embrionário Humano (Clique na imagem para ampliar)




De acordo com o esquema do desenvolvimento embrionário humano inicial e suas fontes, responda:

01. Quais as fases do ciclo menstrual?
MENSTRUAL, PROLIFERATIVA E SECRETORA OU LUTEÍNICA.

02. Qual a importância do folículo ovariano?
AMADURECIMENTO E LIBERAÇÃO DO OVÓCITO II (POSSÍVEL ÓVULO).

03. Em que quadro ocorre a primeira segmentação ou clivagem?
QUADRO 2 DA 1ª SEMANA – 2º DIA.

04. O que é a mórula? Qual o motivo desse nome?
FASE EMBRIONÁRIA COM 32 OU 64 CÉLULAS (BLASTÔMEROS) SEMELHANTE A UMA AMORA.



05. Como se denomina a blástula humana? O que significa sua implantação?
BLASTOCISTO. ELE SE IMPLANTA QUANDO ENTRA NO ENDOMÉTRIO UTERINO, FICANDO EM CONTATO DIRETO COM A MÃE.





06. Qual a importância das transformações ocorridas na segunda semana de gestação para a nutrição e a proteção do embrião?
A FORMAÇÃO DO ÂMNIO PARA EVITAR COQUES MECÂNICOS E DOS VASOS DA PLACENTA QUE TRARÃO NUTRIENTES PARA O EMBRIÃO.




07. No 16º dia teremos a formação das três camadas embrionárias fundamentais. Quais são elas? Qual o nome dessa fase que o embrião se encontra agora?
ECTODERMA, MESODERMA E ENDODERMA. GÁSTRULA.

08. O que é a neurulação, ocorrida partir do o 17º dia da gestação?
FORMAÇÃO DO TUBO NEURAL E DO SISTEMA NERVORO.



09. O que é a organogênese, que ocorre entre a 3ª e a 8ª semanas? Qual a sua relação com a diferenciação celular?
FORMAÇÃO DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS QUE SE RELACIONAM COM AS CÉLULAS QUE VÃO SE DIFERENCIANDO.


10. Cite três mudanças externas do embrião entre a 4ª e a 6ª semanas.
APARECEM A BOCA PRIMITIVA, OS MEMBROS E OS ORIFÍCIOS DAS NARINAS E DAS ORELHAS.




10. Complete o quadro com órgãos formadores dos sistemas indicados.
ENDODERME – ESTÔMAGO, PULMÕES E BEXIGA URINÁRIA.
MESODERME – RINS, OSSOS E MÚSCULOS.
ECTODERME – CÉREBRO, EPIDERME E DENTES.

11. Observe o esquema a seguir e cite as funções de cada anexo embrionário.
ÂMNIO – PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES MECÂNICOS;
CÓRION – PROTEÇÃO DOS DEMAIS ANEXOS;
CORDÃO UMBILICAL – LEVA SANGUE DA MÃE PARA O FETO E VICE-VERSA;
PLACENTA – INTERCÂMBIO DE NUTRIENTES E EXCRETAS ENTRE A MÃE E O FETO.



12. A partir de qual estrutura se dará a formação do clitóris ou do pênis? O que determina tal diferenciação?
A PARTIR DO TUBÉRCULO GENITAL, DETERMINADA POR GENES E HORMÔNIOS SEXUAIS.


13. O que caracteriza o início do período fetal? Cite uma mudança interna característica do feto em relação ao embrião.
A OSSIFICAÇÃO, OU SEJA, CALCIFICAÇÃO DOS OSSOS.

14. Quais os gêmeos que podem nascer unidos por alguma parte do corpo? Por quê?
IDÊNTICOS OU MONOZIGÓTICOS, POIS SÃO ORIGINADOS DA DIVISÃO DO MESMO ZIGOTO, QUE NESSE CASO NÃO SE DIVIDIU COMPLETAMENTE.

15. Quais os tipos de parto? Qual a principal diferença entre eles?
NORMAL – QUANDO A CRIANÇA SAI DA MÃE PELO CANAL VAGINAL DILATADO, NATURALMENTE.
CESARIANO – QUANDO A CRIANÇA SAI DA MÃE POR UMA INCISÃO ABDOMINAL FEITA POR UM MÉDICO OBSTETRA. 


GÊMEOS: PODEM SER IDÊNTICOS OU DIFERENTES.





Ovo de galinha -Estrutura do ovo

O ovo é um recipiente biológico perfeito que contém material orgânico e inorgânico em sua constituição.


Estrutura do Ovo
Está composto por 4 partes principais: gema, clara ou albúmen, membranas da casca, membrana vitelina e casca.
                                    
A gema constitui 30% do peso do ovo. A membrana vitelina, separa a clara da gema, é o resultado de um endurecimento da periferia do citoplasma ovular.
As calazas colaboram para manter o blastodisco em posição superior, uma vez que sustentam a gema no centro do ovo e se enrolam em sentido inverso. Desta maneira, quando uma enrola a outra se desenrola, servindo para manter a gema numa posição estabilizada.

Com o envelhecimento o ar atmosférico penetra pelos poros da casca, devido a saída de CO2, aumentando a câmara de ar. Concomitantemente, ocorre liquefação da clara, fazendo com que por osmose a água penetre na gema através da membrana vitelina, que aumenta de volume, descentralizando. Isto pode ser visto no ovo cozido quando a gema fica aderida a casca do ovo. Com o tempo a pressão da gama fica maior provocando o seu rompimento e misturando o conteúdo do ovo, clara e gema.

Gêmeos

">