quarta-feira, 19 de março de 2014

Olimpíada Brasileira de Biologia 2014


O que estudar?

Confira os links da seção Estudo, Biologia

Programa

1. Célula

1.1. Origem e características gerais das células procarióticas e eucarióticas.
1.2. Componentes químicos e sua importância funcional das substâncias químicas para amanutenção da homeostase celular.
Célula animal e célula vegetal: organização, metabolismo, funções e interações entre estruturas e organelas celulares.
Fundamentos de citogenética: material genético, genes e cromossomas.
Reprodução celular: mitose e meiose.

2. Tecidos

2.1. Conceitos estrutural e funcional.
2.2. Origem embrionária dos tecidos.
2.3. Principais tipos, características e funções dos tecidos animais e vegetais.

3. Fisiologia Animal e Vegetal

3.1. Respiração e trocas gasosas
3.2. Circulação: transporte de gases e nutrientes.
3.3. Nutrição: nutrientes, digestão e absorção; doenças carenciais.
3.4. Excreção.
3.5. Sistemas de sustentação e locomoção.
3.6. Mecanismos de integração: nervoso e endócrino; respostas aos estímulos ambientais.
3.7. Reprodução: assexuada e sexuada.
3.8. Gametogênese e desenvolvimento: tipos de ovos, segmentação, embriogênese do anfioxo e humana.
3.9. Células-tronco e diferenciação celular.
3.10. Sistemas de defesa: mecanismos de imunidade e vacinas.

4. Genética

4.1. Conceitos básicos: terminologia, cruzamentos e probabilidade.
4.2. Mendelismo e Neomendelismo: monoibridismo, diibridismo e poliibridismo, polialelia, interação gênica, herança ligada ao sexo e ligação fatorial.
4.3. Anomalias cromossômicas.
4.4. Genética molecular: clonagem, organismos geneticamente modificados, técnicas de biologia molecular e terapia gênica.
4.5. Genética de populações

5. Evolução

5.1. Histórico do pensamento evolutivo.
5.2. Evidências da Evolução.
5.3. Registro fóssil, biogeografia.
5.4. Forças evolutivas: mutação, seleção natural, deriva e migração.
5.5. Especiação e filogenias.
5.6. Sistema de classificação em três domínios (Archea, Bacteria, Eukarya), categorias taxonômicas e regras de nomenclatura. Sistemática filogenética. Filocódigo.
5.7. Características gerais dos principais grupos de organismos.

6. Ecologia

6.1. Fluxo de energia e matéria na biosfera.
6.2. Dinâmica de populações
6.3. Relações ecológicas nos ecossistemas: estudos das comunidades e sucessão ecológica.
6.4. Biociclos e Biomas
6.5. Ciclos biogeoquímicos.
6.6. Poluição e desequilíbrio ecológico: conservação e preservação da natureza.
6.7. Doenças infecto-parasitárias: principais endemias e epidemias do Brasil e medidas preventivas em saúde pública.
PROGRAMA DE CONTEÚDOS EXTRAÍDO DO SITE DA OBB
Onde devo estudar e quais os principais livros que devo procurar
Dois livros são indicados pela IBO (Olimpíada Internacional de Biologia) aos seus participantes que são:
-Biology, Campbell, N.A. & Reece, J.B. Editora Benjamim Cummings
-Life, Purves, W ET AL. Ed. Freeman
Destes livros somente o último possui versão traduzida.
Segue abaixo sua referência:
-Vida – A Cência da Biologia – Purves, W. et al. Ed. Artmed
            Além desses, coleções de ensino médio como dos autores Amabis & Martho, Sônia Lopes e Linhares & Gewandsznayder são adequados ao estudos para a OBB. O bom aluno deve não somente buscar livros – texto, mas também revistas de divulgação científica, notícias de jornal, documentários que apontem os novos rumos da biologia.
Bom Estudo!!!!

Premiação

A OBB premia os 10 primeiros colocado com uma semana de treinamento no Rio de Janeiro, medalhas, certificados e livros.  Além disso, os 8 primeiros representarão a equipe nacional na IBO ou OIAB!
http://www.olimpiadascientificas.com/olimpiadas/olimpiadas-de-biologia/obb/ 

domingo, 16 de março de 2014

Gabarito de TD 1 sobre as Origens da Vida

Gabarito de TD Origens da Vida 2014

07. Um dos temas mais polêmicos que são estudados na Biologia é “A origem da vida” por se tratar de um assunto que nega as idéias de um deus criador. Durante milhares de anos filósofos, religiosos e cientistas vem expondo suas idéias acerca desse tema e acabaram criando duas teorias: a Abiogênese Geração Espontânea (G.E.) que afirmava que a vida pode surgir de materiais não vivos e Biogênese que afirma que a vida só pode surgir de outras vidas. Sendo assim para cada nome citado abaixo escreva se o mesmo era a favor da Abiogênese Geração Espontânea (G.E.) ou da Biogênese, e depois relacione-os a suas afirmações ou descobertas. [Observe o exemplo]

A – Aristóteles ( G.E. )
C  ) “Micróbios surgem de caldo fervido e colocado em tubos fechados”
B – Francesco Redi ( BIOGÊNESE)
E   ) “Derrubei a Abiogênese com experimentos utilizando o frasco com pescoço de cisne”
C – Jonh Needham ( G.E. )
(  F   ) “Uma camisa de mulher suada e com trigo colocada em um lugar escuro torna-se ratos”
D – Lázzaro Spallanzani ( BIOGÊNESE )
B  ) “Moscas surgem de larvas e não diretamente da carne apodrecida”
E – Louis Pasteur ( BIOGÊNESE )
D   ) “O caldo fervido e colocado em tubos fechados  quando exposto ao ar recebe micróbios”
F – Van Helmont ( G.E. )
(  A   ) “Sapos e cobras podem surgir da lama ressecada” 


08. Se definir Vida é muito difícil, saber da sua origem é mais complicada ainda. Não estou falando da origem divina, pois essa não carece de provas, estou falando das teorias científicas que precisam ser comprovadas ou apresentar indícios reais. Sobre esse assunto são feitas algumas afirmações (TODAS ERRADAS). Leia-as, circule o que estiver errado e reescreva-os de forma correta.

A) A ideia da Abiogênese afirmava que os seres vivos só surgem de outros seres vivos.
BIOGÊNESE

B) Aristóteles foi um grande defensor da teoria da Biogênese quando defendia que sapos surgiam da lama.
Geração Espontânea (G.E.)

C) Van Helmont (1577 – 1644) considerava que os “a roupa suja gerava ratos, adultos e completamente formados”, sendo, portanto contra a geração espontânea.
A FAVOR

D) No século XVII Francesco Redi realizou uma experiência onde colocou carne em 8 frascos. Selou 4 deles e deixou 4 abertos. Em poucos dias verificou que os 8 frascos  estavam cheios de moscas e de outros vermes.
4 FRASCOS ABERTOS ESTAVAM CHEIOS DE MOSCAS E OS 4 FRASCOS FECHADOS NÃO CONTINHAM LARVAS.

E) No final do século XVIII, Needham e Spallanzani utilizaram várias infusões em frascos que foram aquecidos e depois de frios, observaram o aparecimento microrganismos. Os dois chegaram às mesmas conclusões.
DIFERENTES CONCLUSÕES OU CONCLUSÕES CONTRÁRIAS
F) Em 1862, o francês Louis Pasteur, confirmou definitivamente a ideia de geração espontânea com uma série de experiências utilizando seu célebre frasco “pescoço de cisne’.
DERRUBOU

09. Explique porque o experimento de Pasteur foi tão importante na história da ciência.

ELE COMPROVOU QUE MESMO O AR PODENDO TER CONTATO COM CALDOS NUTRITIVOS DENTRO DOS FRASCOS COM “PESCOÇO DE CISNE”, ELE (O AR) NÃO CONTINHA O “PRINCÍPIO VITAL” QUE OS DEFENSORES DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA ACREDITAVAM EXISTIR. ASSIM, ELE DERRUBOU DEFINITIVAMENTE A HIPÓTESE DA GERAÃO EXPONTÂNEA.


10. Em 1920, os cientistas Oparin e Haldane, desenvolvendo paralelamente trabalhos correlacionados, propuseram a hipótese sobre o surgimento da vida na Terra. A pesar das diferenças, em síntese, concordavam que esse fenômeno teria iniciado a partir de moléculas orgânicas presentes na atmosfera primitiva, posteriormente percoladas ao oceano, combinando-se a substâncias inorgânicas.
Os eventos foram colocados fora de ordem em cinco parágrafos. Numere os parágrafos na ordem correta de 1 a 5 os eventos da teoria de Oparin e Haldane.
5 ) Os coacervados, sistemas semi-isolados, além das reações químicas em seus interiores, intercambiavam substâncias com o meio. A hipótese de Oparin e Haldane equipou o surgimento de sistemas semelhantes aos coacervados, evolutivamente mais elaborados, provavelmente constituídos por lipídios, proteínas e ácido nucleico (RNA).
2  ) A atmosfera do planeta, desprovida de camada de ozônio (O3), era constantemente bombardeada com radiação ultravioleta (UV) e descargas elétricas. Essas condições intempestivas propiciaram agitação e energia suficiente para as moléculas suspensas, iniciarem arranjos mais complexos.
1  ) Segundo eles, ocorriam na Terra primitiva, intensos processos vulcânicos, emitindo grande quantidade de gases (moléculas): metano (CH4), amônia (NH3), gás hidrogênio (H2) e água (H2O). Suspensos na atmosfera, por ação da força gravitacional, aumentavam proporcionalmente a concentração, conforme as frequentes erupções que ocorriam. Acredita-se que o ambiente era bastante redutor, consequente da inexistência ou baixa concentração do gás oxigênio (O2).
4  ) Pela ação da chuva, as moléculas orgânicas eram então arrastadas para os mares, que pela ação do tempo, transformou-se em uma imensa “sopa nutritiva”, rica em compostos orgânicos, eventualmente formando os        coacervados (junção de moléculas circundadas por água).
3   ) Na época, após as constantes oscilações térmicas, passou a Terra por estágio de resfriamento ocasionando as precipitações (chuvas), acumulando água nas depressões da crosta terrestre, surgindo os quentes e rasos mares primitivos.

11. Ainda sobre as hipóteses de Oparin e Haldane, explique a ilustração abaixo, destacando as condições da Terra primitiva que permitiriam tal ideia. Obs: Utilize todos os dados da ilustração.

http://paleopedia.free.fr/image/soupe%20primitive.JPG
NA TERRA PRIMITIVA HAVIA MUITA ENERGIA PROVENIENTE DOS RAIOS ULTRAVIOLETA DO SOL, DO CALOR DA PRÓPRIA TERRA E DAS DESCARGAS ELÉTRICAS DAS NUVENS FORMADAS. TODA ESSA ENERGIA ATUAVA SOBRE AS MOLECULAS GASOSAS DE METANO (CH4), AMÔNIA (NH3), HIDROGÊNIO (H2) E ÁGUA (H2O) QUE FORMAVAM A ATMOSFERA PRIMITIVA. DAS REAÇÕES QUÍMICAS SURGIAM MOLE´CULAS ORGÂNICAS QUE ERAM ARRASTADAS PELAS CONSTANTES CHUVAS PARA AS DEPRESSÕES DA CROSTA QUE FORMARAM O OCEANO PRIMITIVO. NESSE OCEANO FORMOU-SE UMA VERDADEIRA SOPA PRIMORDIAL, ONDE HOUVE INTERAÇÃO ENTRE AS MOLÉCULAS ORGÂNICAS FORMADAS E UMA EVOLUÇÃO QUÍMICA QUE DEVE TER ORIGINADO A VIDA.


12. Em 1953, Miller e Urey realizaram experimentos simulando as condições da Terra primitiva: supostamente altas temperaturas e atmosfera composta pelos gases metano, amônia, hidrogênio e vapor d'água, sujeita a descargas elétricas intensas. A figura a seguir representa o aparato utilizado por Miller e Urey em seus experimentos.
a) Qual a hipótese testada por Miller e Urey neste experimento?

MOLÉCULAS ORGÂNICAS PODEM SURGIR DE MOLÉCULAS INORGÂNICAS.
b) Cite um produto obtido que confirmou a hipótese.
AMINOÁCIDOS (TIJOLINHOS DA VIDA)
c) Como se explica que o O2‚ tenha surgido posteriormente na atmosfera?
O OXIGÊNIO TERIA IMPEDIDO AS REAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A PRODUÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS.
d) Eles conseguiram produzir vida em laboratório? Explique.

NÃO. ELE CONSEGUIU PRODUZIR MOLÉCULAS ESSESNCIAIS PARA O SURGIMENTO E A MANUTENÇÃO DA VIDA.